Carro bloqueado ou rebocado? Saiba quanto irá pagar para o recuperar

2 anos ago by in Código da Estrada
Carro rebocado, saiba quanto vai pagar

Seja pela falta de trocos para colocar no parquímetro, ou o ter estacionado à pressa sem reparar muito bem onde, saindo rapidamente para tratar dos seus assuntos, mas assim que volta para o carro reparou que este já não está onde o deixou.

O Código da Estrada prevê que “(…) as autoridades competentes para a fiscalização podem bloquear o veículo, através de dispositivo adequado, impedindo a sua deslocação até que se possa proceder à sua remoção”.

O valor das infrações são atualizados anualmente de acordo com a inflação, por isso os valores abaixo poderão ter sofrido ligeiras alterações.

Taxa de bloqueamento

A partir do momento que tem o seu carro bloqueado, se não puder ou não pretender efectuar o pagamento, o desbloqueamento não será realizado, sujeitando-se a ser rebocado.
O carro bloqueado por infração do Código de Estrada custa:

  • ciclomotores e motociclos, 36 euros
  • automóveis ligeiros, 68 euros
  • veículos pesados, 133 euros

É importante saber que, caso tente proceder aos desbloqueamento da viatura sem estar autorizado, fica sujeito ao pagamento de um montante que se fixará entre 300 a 1.500 euros. A este valor, acresce ainda a coima a que estiver sujeito e ao pagamento das despesas que terá de pagar no processo contra-ordenacional pelo estacionamento indevido.

Taxa de remoção

Refira-se que a partir do momento em que o reboque chegue ao local onde se situa o veículo bloqueado, o valor relativo a essa remoção tem que ser liquidado. Neste caso, é devida a taxa de remoção.

No caso de um automóvel ligeuro ser rebocado:

  • No interior de uma cidade, a multa sobe para os 84 euros
  • Fora da cidade ou a partir de uma localidade, até ao máximo de 10 quilómetros, passa para 101 euros
  • Se o carro ultrapassar os 10 quilómetros ou a viatura for guardada num local com distância superior, cada quilómetro a mais custará 7 euros/km além dos 10 quilómetros

Já nas motos, reboque custará 36 euros nas localidades e 52 euros fora delas. Acima dos 10 quilómetros tem um acréscimo de 6€/km.

No caso dos veículo pesados, a remoção dos veículos custa 165 euros quando ocorre dentro da localidades, e 198 euros fora das localidades. Acima dos 10 quilómetros tem um acréscimo de 8 €/km.

Taxa de depósito

O valor do estacionamento nos locais de depósito dos veículos, é fraccionado por períodos de 24 horas. Os automóveis ligeiros têm de pagar 20 euros/dia e os pesados 36 euros/dia.

Como posso confirmar se o meu veículo foi rebocado?

Ao chegar ao local onde foi estacionado o veículo e este aí não estiver, será possível, confirmar se o veículo foi rebocado por alguma força de segurança.

Em Lisboa, Porto ou Oeiras, o serviço “SMS Reboque” permite saber para que parque foi rebocado um veículo estacionado irregularmente. Envie um SMS gratuito para o número 3838 (Fonte de informação: Ministério da Administração Interna), escrevendo a palavra Reboque seguida de um espaço e da respectiva matrícula do veículo com ou sem traços entre os caracteres (ex: 00-AA-00 ou 00AA00).

Em caso afirmativo é informado qual das entidades procedeu à remoção do veículo e em que parque de estacionamento pode ser levantado. Caso tal não tenha sucedido informa que o veículo não foi removido e sugere o rápido contacto com a Polícia de Segurança Pública.

Novas determinações para o bloqueio de veículos

O novo Código de Estrada, determina a possibilidade de remoção de veículos que estejam estacionados ou imobilizados em locais que, quer por razões de segurança, quer de ordem pública, de socorro ou de emergência, justifiquem a sua remoção.

Também prevê os a remoção dos veículos que estejam estacionados ou imobilizados de forma a serem considerados de perigo evidente ou de grave perturbação para o trânsito, sendo que estas situações já estavam definidas e prevista a sua remoção e nestes casos, incluem-se os veículos que estejam:

– a impedir a passagem de peões ou de velocípedes desde que devidamente sinalizada;
– em cima dos passeios ou em zona reservada exclusivamente ao trânsito de utilizadores vulneráveis.

São três novas situações em que o veículo pode ser bloqueado e removido.

multa de reboque, se um veiculo for rebocado quanto se paga, um dos motivos para que um veículo seja bloqueado é, carros rebocados cascais coimas, lisboa carro rebocado multa, RECUPERAR CARROS REBOCADOS PT, valor pagar carro rebocado porto,

Leave a Comment