França pondera carta de condução com pontos virtuais

5 meses ago by in Fiscalização, França
Carta de condução com pontos virtuais

São vários os leitores que nos questionam se as infrações de trânsito ocorridas no estrangeiro, por exemplo em Espanha ou França, originam ou não a perda de pontos nas cartas de condução portuguesas. A resposta é: não.

Mas atenção, para combater uma certa imunidade dos estrangeiros, o Parlamento francês, estará a tentar adoptar o sistema luxemburguês para a criação de uma “carta de condução com pontos virtuais”, destinada aos estrangeiros não-residentes em França que tenham infringido as regras rodoviárias aquando da sua passagem por estradas francesas.

Este sistema funcionará como uma carta de condução por pontos francesa (a retirada e a retribuição dos pontos serão efectuadas da mesma forma que para os residentes franceses). Se, contudo, a carta de condução “virtual” do turista estrangeiro já não tiver saldo, o infractor será notificado da proibição de circular durante um ano em território francês.

Apesar de já estarem criadas e aprovadas as ferramentas legais necessárias para a comunicação entre diversos países das infrações dos condutores provocadas fora do seu país de origem (como a França já faz com a Alemanha, Espanha, Polónia, Holanda e Roménia, tendo um acordo especial com a Suiça), entre França e Portugal o sistema ainda não parece estar a funcionar como seria esperado.

carta de conducao franca a pontos, pontos carta condução francesa para portuguesa,

Leave a Comment


%d bloggers like this: