Multa de 60 euros por retocar o rímel dos olhos durante o pára-arranca

3 anos ago by in Código da Estrada

Uma condutora, foi sancionada com uma coima de 60 euros, por “aplicar o rímel”, aproveitando os momentos em que estava retida no pára-arranca da auto-estrada A5.

Depois de apelar ao bom-senso do agente da GNR, explicando que o fez sem o carro estar em andamento e que por isso não pos propriamente em causa a condução em segurança, ele insistiu que a coima para a contra-ordenação era de 60 euros (podendo chegar aos 300 euros), sendo que, como a visada se recusou a pagar, ficou com os documentos apreendidos.

image

Esta situação enquadra-se no artigo 11 do Código da Estrada, estabelecendo que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”, sendo a infração sancionada com coima de 60€ a 300€.

fumar a conduzir multa, multada por estar a colocar rimel nos olhos, viatura de serviço é proibido fumar,

45 Responses to “Multa de 60 euros por retocar o rímel dos olhos durante o pára-arranca”


Joao
Abril 23, 2016 Responder

Não compreendo qual o problema das pessoas com esta multa, tiraram a carta onde? Não podem andar no telemóvel ou a meter rímel nos olhos quando estão na via pública, não interessa se estão parados ou não, se por acaso não vos passaram multa por isso antes foi ou porque o agente não viu ou fingiu que não viu, porque isso dá SEMPRE direito a multa.
Depende do Agente que por acaso vos vir a fazer isso, as leis existem por um motivo e a senhora devia saber que não pode andar a aplicar rímel no meio da via quando pode simplesmente parar para o fazer.

humano
Março 12, 2015 Responder

Na verdade até estar a olhar para o paralelo infinito pode causar um acidente porque não se pode impedir ninguém de pensar. Ouvir uma música que se gosta….espirrar quando se tem alergias..coçar os olhos ou a lente secar…limpar os óculos….tantos exemplos meus caros…a verdade é que isto foi embirração. Todos os dias vejo a polícia a infringir regras de código gravíssimas que efectivamente coloca a vida de outros em perigo. Vejo muitos moralistas mas aposto que já procuraram postos de rádio, aumentaram volumes de auto rádios etc…sem bater no gajo da frente. Isto é machismo puro e duro. Aposto que a maioria neste momento não se lembra do que faz de errado na estrada e que se a polícia vos disser algo não vão hesitar em reclamar. Hipócritas.

Obviamente que sou absolutamente solidário com aquele GNR que foi condenado em tribunal por ter matado uma criança que seguia na companhia da fuga do pai assaltante…
Mas, este caso, de multar uma senhora por ser um pouco feminina enquanto o trãnsito estava parado, é realmente uma violência exagerada. E eu sou contra toda a violência, mas, neste caso, este indivíduo precisava era de quem lhe fizesse a folha. Ele tem muita sorte esta senhora não estar casada com certo indivíduo!…

Advogado
Março 28, 2014 Responder

Comer, fumar, beber enquanto se conduz não dá direito a multa; dá direito ao Sr. Agente ou Sr. Guarda ameaçar que multa mas na verdade não o faz porque não pode. E se o faz não dá em nada.

🙂

jorge
Março 26, 2014 Responder

Esta gente e burra.só sabem falar em excesso de zelo ou que o guarda estava mal disposto.eu penso que ele fez muito bem.estúpido e quem faz estas e muitas outras cenas como eu vejo diariamente mm trânsito.e só animais.pobres coitados sempre cheios de pressa .manobras perigosas.etc.sr agente fez muito bem.aliás ate lhe dou os parabéns porque esta condutora tem de aprender.

hugo
Março 26, 2014 Responder

Pois mas esses meu caro eles nao vao atras porque da muito trabalho ou porque estao a multar pessoas que cumprem minimamente as coisas essa senhora de certesa que ja ia atrasada para o trabalho…estava transito e ela retocou simplesmesmente o rimel claro tem direito a um premio mas o gajo que é louco da cabeca eles nao fazem isso…. sao uns cobardes

Filipe
Março 26, 2014 Responder

Docs apreendidos? o agente é maluco… Ninguem é obrigado a pagar na hora, e quem da a ordem de tirar a carta ou assim é o IMT ao mandar uma carta para casa a avisar… Anda tudo doido 🙂

Rui Couto
Março 27, 2014 Responder

Se o condutor não efectuar qualquer pagamento no âmbito das duas possibilidades atrás descritas a lei traça os seguintes cenários:

1 – Se a sanção respeitar ao condutor do veículo deve ser apreendido provisoriamente o título de condução (artigo 173º, nº4, alínea a), do Código da Estrada);
2 – Se a sanção respeitar ao titular do documento de identificação do veículo deve ser apreendido o título de identificação do veículo e o título de registo de propriedade (artigo 173º, nº4, alínea b), do Código da Estrada);
3 – Se a sanção respeitar ao condutor que, em simultâneo, é o titular do documento de identificação do veículo, deverão ser apreendidos todos os documentos atrás descritos (artigo 173º, nº4, alínea c), do Código da Estrada).

Rui Couto
Março 27, 2014 Responder

Bom dia,
O senhor deve pensar que são os PSP’s/GNR’s que inventam as leis à moda dos Xerife’s do Texas…

Os Policiais trabalhar no estrito cumprimento da Lei. Caso não o façam, certamente hão de ser punidos, civil E militarmente (caso se aplique).
Ser Policia desenvolvendo serviço operacional, não é de todo fácil em portugal. Muitas vezes os valores
estão invertidos dentro da propria politica e instituição, e são os próprios Policias com sacrificio pessoal que fazem por passar uma imagem mais limpa do que será a realidade.

cl
Março 26, 2014 Responder

Mas que cena e esta afinal? E fumar e fumar…então mas agora é proibido fumar naquilo.que é nosso??? Qual é o problema de eu fumar um cigarro no meu próprio carro agora? Gente ignorante pah cresçam!!!!

master
Março 26, 2014 Responder

tem toda a razao amigo… qual e o problema de eu fazer uma sardinhada por baixo da sua janela enquanto estende roupa

PP
Março 26, 2014 Responder

O problema vai ser seu quando perceber que a roupa que estendi, saiu compeltamente enxarcada de água porque a máquina não torceu, e lhe vai apagar as brasas… civismo companheiro. Se pensar bem o meu cigarro fumado no meu carro não o afecta em nada a si. Pode sim afectar eu não o fumar quando estou dependente dele. Sou viciado nele e então? É você que o paga? Extremistas agora é?

hugo
Março 26, 2014 Responder

Eu com isto vou dizer tudo meus caros o homem que inventou o codigo penal fez isto tao bem feito que quando o acabou matou-se vamos la nos entender porque né, sera maluco o bacano? nao foi simplesmente um acto para terem mais consciencia quando apontam o dedo a alguem principalmente numa altura destas que a crise bateu a porta de todos, ponho as minhas maos no fogo em como as pessoas que apoiam este tipo de coisinhas insignificantes estao a encher-se a grande, é que se formos a cumprir todos com as leis que existem isto nao estava como esta nem da pre historia passavamos podem apostar isso… Mais uma vez apelo a PSP e a GNR para terem mais nocao do que andam a fazer, todos os dias morre alguem por coisas insignificantes isto acontece porque é mais giro multar quem é civico e gosta de andar bonito como é o caso da senhora, agora quem anda ai todo roto e cheio de doencas pode fazer o que quiser que depois tera uma estadia porreira… enfim
ps: esta das sardinhas foi a maior… no meu caso levava com o fumo das bolotas mas eu ainda o processava se queixasse de mim pois esta a usufruir do perfume e da moca que é minha por direito

hugo
Março 26, 2014 Responder

carro = casa?? ou ja ha carros que andam por cima de outros carros e ainda nao sei

hugo
Março 25, 2014 Responder

Ainda chamam ditador ao salazar… isto é uma pura estupides nao é que seja a favor de quem tem por habito de se pintar enquanto vai para o trabalho mas é um absurdo multar as pessoas por isto, tanto a Policia Seguranca Publica como a Guarda Nacional Republicana foram feitas para proteger e salvaguardar os cidadao e nao para complicar cada vez mais o povo como se sucede consecutivamente podem roubar assaltar usurpar explorar matar vandalizar e por ai que simplesmente nao passam de 25 anos (nunca chegam a cumprir a totalidade) a grande numa prisao onde comem bebem gozam com quem trabalha arduamente e contribui para a evolucao e desenvolvimento de um pais, pais esse que se diz desenvolvido mas que no fundo esta atulhado de contribuintes a lixarem-se uns aos outros abram mas é os olhos e preocupem-se com coisas que devem e nao com promenores ridiculos que so prejudicam quem nao faz mal a ninguem… cambada de cobardes.

Andre
Março 25, 2014 Responder

E fumar? tambem deveria dar em multa! Digo eu…

Nuno Santos
Março 25, 2014 Responder

O acender de certos charutos leva mais tempo que propriamente passar rímel nas pestanas… Será que dá igualmente multa?

Josemanuel Abreu
Março 25, 2014 Responder

Tendo em conta as barbaridades que se cometem durante a condução acho que as multas que são passadas ainda são muitas poucas. Realmente pintar os olhos nos intervalos do transito não lembra a ninguem civilizado.

Gilberto
Março 25, 2014 Responder

No dia em que levarem com uma senhora na traseira do vosso carro porque se vinha a pintar vão mudar de ideias de certeza……

Ana
Março 25, 2014 Responder

Por favor…multem por estar a pitar os olhos ou por outra “distração” qualquer a lei é a lei.
Os polícias não são pessoas perfeitas no entanto esta atitude, neste caso, foi a mais correcta! E estamos a avaliar este caso em croncreto e a psotura deste agente de autoridade. Cada cabeça sua sentença!
As pessoas só querem facilitismos e direitos mas esquecem-se dos deveres que têm e as regras que são para cumprir!
Pensem sempre se por azar fossem vocês a estar à frente e esta pessoa lhes batesse.

Z3g4to
Março 25, 2014 Responder

Quem fala aí de excesso de zelo, para essa de por rímel ou de ler jornal, falar telemóvel, fazer barba, enquanto conduz…. Imagino que quando tirou a carta junto do instrutor de condução fizesse o mesmo?! Depois dizia : “Sr. Examinador tenha calma!!!”
Se essas pessoas batem com o carro no da frente a desculpa deve ser do gênero :” desculpe estava a ler que o meu clube perdeu ontem”, e a outra pessoa fica solidária com esse condutor.
Uma pestana desalinhada, que horror…
Acordem!!

Zele
Março 25, 2014 Responder

São os policias que temos, infelizmente quando precisamos deles estão muito ocupados a multar meninas giras a pôr rímel nos olhos, enfim, eles têm que arranjar maneira de meter conversa que é coisa que não têm!! Só se for o artigo que obriga o condutor a responder !! Lol

Gabriela
Março 25, 2014 Responder

Os policias servem para proteger os cidadãos, mas também para fazer cumprir as leis, sejam elas crimes ou contraordenacionais, e acima de tudo, para prevenir os crimes e os acidentes. Quem fez as leis não foram os policias, eles apenas as fazem cumprir. Essa Srª foi muito bem multada, pois está no Código da Estrada, logo se ela é condutora tem de cumprir o Código da Estrada. E para todos que dizem que a policia não faz nada e que a policia não faz falta, no dia em que forem vitimas de roubo,, violação, agressão, etc. façam um favor aos policias, não incomodem os policias, pois à muitas outras pessoas que estão a precisar do auxilio desses mesmos policias. Para mim (que não sou policia), Policias são anjos que Deus colocou na terra para nos proteger. Obrigado Policias

VB
Março 25, 2014 Responder

Pois eu já fiz 3 participações por furtos na minha viatura e a polícia resolveu zero, porque isso dá muito trabalho e lucro nenhum. Multar quem está estacionado com a validade do titulo ultrapassado nem que seja 10m, como já me aconteceu, ou este caso do rímel, isso é que é fácil e dá lucro. Apanhar quem anda a roubar…isso é complicado, até fazem vista grossa, os seus anjinhos.

hugo
Março 26, 2014 Responder

senhora gabriela mas o problema é mesmo esse é que eles nao vao atras de quem realmente devem estao mais ocupados a multar as pessoas por este tipo de coisas

JP
Março 12, 2015 Responder

Os policias que temos, são os mesmos que a irão socorrer quando for vitima de um crime, são os mesmos que vão à sua procura se porventura desaparecer, são os mesmos que guardam o país de dia e de noite para que se possa sentir segura, dormir descansada, andar na rua sem ter de olhar quem está atrás, são os mesmos que se for necessário metem o corpo entre si e um qualquer agressor, com ou sem arma, são os que em defesa da sua segurança respondem em processos crime como arguidos, como agressores. No entanto, como em todas as profissões há os bons e os maus profissionais, que usam meios mais ou menos ortodoxos, mas que como a Sra, agem em cumprimento de ordens superiores. No caso em referencia, poderá ter havido excesso de zelo, mas cumpriu aquilo que está estabelecido por lei. Agora imagine que com a distracção se dava realmente um acidente, e que a Sra seria um desses intervenientes, gostava que esta sra que foi multada lhe pedisse desculpa, mas que bateu no seu carro porque vinha distraida a colocar Rimel nos olhos, seria realmente uma boa resposta

Nuno Guedes
Março 25, 2014 Responder

O nº 2 do Artº 11 do CE é bem elucidativo : “Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança” são presenteados com 60€, contra ordenação leve. A meu ver, este artigo bem poderia ser alterado para grave ou mesmo muito grave.
Conclusão: Muito bem autuada!!!!

Tiago
Março 25, 2014 Responder

Se circulassem a frente dessa senhora e de muitos que fazem situações idênticas… e a certo momento lhe dessem um beijo na traseira do carro…já não achavam tão estúpida a multa!!!
Acordasse mais cedo, ou parasse mais a frente!

Luís
Março 25, 2014 Responder

Foi uma multa bem aplicada, estando a viatura em andamento ou não, é proibido faze-lo.
E mais uma coisa.. também devia ser proibido fumar enquanto se conduz, uma lei que já se aplica na nossa vizinha Espanha.

Filipe Gonçalves
Março 24, 2014 Responder

excesso de zelo misturado com ressabiamento qualquer! tirar macacos no nariz também dá direito a coima? e espirrar? e tossir? e comer? e chamar nomes aos policias?
Claro que estamos perante uma palhaçada de todo o tamanho!
Haja paciência!

Miguel
Março 25, 2014 Responder

Experimente fazer uma dessas para ver qual o resultado…
Aconselho-o a não comer e não chamar nomes aos Policias… Quanto ao comer macacos, fica ao seu critério, se acha que o seu estomago aguenta…

Borges
Março 25, 2014 Responder

Carissimo, espero que para além de comer os ditos, o facto de espirrar e tossir tb não dê direito à coima! 🙂
Na realidade, julgo que o bom senso deverá sempre imperar, de outra forma também deverá passar a ser considerada contra-ordenação o facto de falar com os passageiros do veiculo, etc.
Por algum motivo a lei é feita e deve ser aplicada, por e para seres humanos pensantes.
Cumps,

Rui
Março 24, 2014 Responder

Existe muitos Policias mas como o meu Padrinho muito poucos :
42 Anos ao serviço da PSP um homem exemplar adorado por todas as pessoas e esse mesmo homem policia so mostrou o cracha de Policis em 42 Anos
3 vezes.
Crescam como pessoas e grandes profissionais

[moderado]

Lopes
Março 25, 2014 Responder

Sr. Rui… Sem faltar ao respeito, o seu Padrinho se em 42 anos só “mostrou o cracha” 3x..
Ou trabalhou por detrás duma secretária…ou não sei o que andou a fazer … agora trabalhar não foi..

Leandro Mimoso Belo
Março 25, 2014 Responder

O seu padrinho meu amigo, certamente que tem vários louvores, pois deve ter sido um bom graxinha, como conheci muitos, ao fim de 32 anos de serviço efectivo. Não andou de certeza atrás de vendedores ambulantes nem pela quintas da vitória, moucho ou fonte. Se calhar nem sabe o que é um auto de notícia, mas a culpa não foi dele, foi do sistema, que até conseguiam fazer com que os lacaios fossem às compras com as esposas. Quanto ao “animais” deve referir-se à sua digníssima família, por que os Agentes de Autoridade, tratam-se por Senhores Agentes. Veja ao menos se alguém o educa.

VASCO NEVES
Abril 23, 2016 Responder

Quer dizer que o seu padrinho andou 42 anos a passear a farda,digo a roubar o dinheiro aos contribuinte.fazer que fazia serviço.

Patrícia
Março 24, 2014 Responder

Foi excesso de zelo. O bom senso deve estar acima de tudo, pois com o carro parado não há perigo algum.
O Sr. guarda devia estar mal disposto e pronto. É o país que temos, com tanta infracção a olhos vistos vão pegar por aqui…..

di
Março 24, 2014 Responder

Não há excesso de zelo, e se houver uma emergência em que o condutor tem que reagir de imediato? larga o rimel e deita as mãos ao volante? Não me parece. Bem autuado e ainda bem que se partilha estas histórias para ver se as pessoas começam a conduzir como seres racionais!
(Não sou condutor, nem sou perfeito)

shely
Março 25, 2014 Responder

eu pergunto de quanto é a multa pra quem FUMA enquanto conduz !

FG
Março 25, 2014 Responder

Parado não…no Para-arranca, onde normalmente as distracções dão sempre em toques no carro da frente, que se por acaso for uma mota ate pode dar homicídio involuntário.

jose saramago
Março 25, 2014 Responder

autuação bem feita as senhoras se querem por rímel não e no carro quando vão na condução tem que se levantar mais cedo para isso e por essas e outras que todos os dias nas A.E não só que batem nos condutores da frente por distração

Dk
Março 10, 2015 Responder

Pois, eu sou um dos motociclistas que tem um medo de morrer (literalmente) deste tipo de pessoas. Sei de imensos colegas e amigos que faceleram e ficaram gravemente feridos por “brincadeiras” destas.
Não têm a mínima noção do perigo que causam. Mesmo em pára-arranca não deixa de ser igualmente perigoso, entre carros, não passa de um toque, quando mete motociclistas, já não é bem assim.

Ainda esta semana, parei ao lado de uma senhora, com o seu telemóvel na mão (pára-arranca) e espelho direito metido para dentro, alerto-a, ainda começa a reclamar de volta… Entretanto puxo-lhe o espelho para fora, e só aí é que agradeceu…
É incrível a falta de atenção destas pessoas enquanto circulam na estrada, não conseguem sequer detectar um espelho em modo “inútil”, o que prova mais uma vez que não os usam, e com a falta de atenção que já têm por natureza, ainda acrescestam outras porcarias para roubar a pouca ou nenhuma atenção que lhes resta.

Se fosse contar a quantidade de histórias que já tive, bem podia estar aqui todo o dia, isto e a quantidade de vezes que já estive a ver que ia desta para melhor, por pessoas assim….

Se fosse eu o polícia, não era apenas o 60€ que tinha de multa. 60€ nada se compara com a vida de uma pessoa.

amml
Março 25, 2014 Responder

Amigos!!! Só pelo bom senso!!!
Para colocar rímel a pessoa tem que ter as mãos, os olhos e a mente desviados do que devia ser a seu principal objectivo. Ainda existem pessoal a argumentar contra a autoridade???
Será que por termos políticos, advogados, médicos, policiais e etc… corruptos, temos o direito de começar todos a fazer o que nos dá na cabeça??? Não amigos!!! Respeito pelos outros!!!

carlos pinto
Março 26, 2014 Responder

essa multa do rimel sim foi bem aplicada ,,,, como disse uma pessao num comentário a mente e os olhares saõ desviados ,,,

rui matos
Março 24, 2014 Responder

muito bem autuado. a infracçao configura a legislaçao citada , e , mesmo no para arranca na AE , e considerado e bem , o exercicio da conduçao
.

Leave a Comment


%d bloggers like this: